12 DE ABRIL, 2023

Aumenta a reciclagem e a participação dos cidadãos

 

A Valorminho, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos 6 municípios do Vale do Minho, registou um forte aumento na recolha seletiva de embalagens (de plástico, metal, papel, cartão e vidro), crescimento este de 9% face a 2021, traduzindo-se na recolha de mais de 4.552 toneladas de plástico/metal, papel/cartão e vidro.

A maior participação por parte dos cidadãos e o investimento, ao longo dos últimos anos, na renovação das instalações e das viaturas, no reforço da contentorização, bem como na comunicação e educação ambiental, tem permitido à Valorminho aumentar a quantidade de material enviado para reciclar.

De destacar que nos municípios de Caminha, Paredes de Coura, Melgaço, Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira, foi feito um investimento para o reforço no número de contentores disponíveis à população, bem como de viaturas e outros equipamentos (auto compactadores e caixas de 20-30 m3). Trata-se de um investimento integrado na candidatura financiada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR). De salientar a continuidade destes investimentos, prevendo-se renovar, em 2023, cerca de 29% dos contentores disponíveis na via pública. Analisados estes esforços e o crescimento na recolha seletiva de embalagens, podemos afirmar que a reciclagem tem evoluído positivamente, e a Valorminho agradece o empenho dos municípios e de todos os cidadãos.

 

Linha da Reciclagem

A apoiar a participação dos cidadãos neste processo está a Linha da Reciclagem – um serviço público, gratuito e nacional que apoia o cidadão no esclarecimento de dúvidas, registo de reclamações e pedidos de serviço. Este serviço multiplataforma inclui o número verde 800 911 400, o website www.linhadareciclagem.pt e o email atendimento@linhadareciclagem.pt.

 

Sobre a Valorminho

A Valorminho é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente nos municípios de Caminha, Paredes de Coura, Melgaço, Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira. A Valorminho serve cerca de 75 mil habitantes, numa área geográfica de 950 km2.

 

Informações: Joana Cunha | Telemóvel: 934 033 551 | E-mail: j.cunha@resulima.pt