.

A Valorminho em parceria com os Municípios da área de intervenção promoveu nos dia 6 e 7 de dezembro, uma campanha de sensibilização ambiental “A Nossa Casa é um Planeta”. Trata-se de um programa tradicional dirigido às crianças do pré-escolar e alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

As temáticas de Redução, Reutilização e Reciclagem são desta forma abordadas de forma inovadora, utilizando recursos planetários itinerantes e 3 filmes ilustrativos em 360º, o que possibilitou uma dinâmica interativa com os alunos e participantes. Esta ação foi desenvolvida para uma cidadania ativa no desenvolvimento sustentável, na construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização de seus recursos.

Os filmes contam com a história de 2 irmãos, a Guida e o Rui, em versões adaptadas a várias gerações, o que consolam o filme que vão ver, desenvolvem uma ação que visa alertar e a explicar o porquê de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que todos nós fazemos nas nossas casas.

 

Esta iniciativa foi desenvolvida nos dias 6, 7 nos municípios de Caminha, Monção, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Valença, na qual participaram cerca de 1800 crianças.