Aumenta a reciclagem e a participação dos cidadãos
A Valorminho, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos seis municípios do Vale do Minho, registou em 2024 um crescimento de 4% na recolha seletiva de embalagens, face a 2023. O papel e cartão registaram um aumento de 1%, o plástico e metal de 11%, e o vidro de 2%.
Este crescimento reflete o investimento contínuo da Valorminho na melhoria da capacidade de recolha seletiva, através da expansão dos ecopontos, da recolha junto do comércio e serviços e da otimização das rotas de recolha.
Nos municípios de Caminha, Paredes de Coura, Melgaço, Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira, tem sido feito um esforço significativo no reforço da contentorização, renovação das instalações e modernização das viaturas e equipamentos, incluindo auto compactadores e caixas de 20-30 m³. Além disso, as ações de comunicação e educação ambiental, aliadas à crescente participação dos cidadãos, têm permitido encaminhar cada vez mais resíduos para reciclagem.
O aumento da recolha seletiva e, consequentemente, da reciclagem, é o resultado de um compromisso conjunto da Valorminho, dos municípios e dos cidadãos. A todos, deixamos um agradecimento pelo esforço rumo a um futuro mais sustentável.
Linha da Reciclagem
A apoiar a participação dos cidadãos neste processo está a Linha da Reciclagem – um serviço público, gratuito e nacional que apoia o cidadão no esclarecimento de dúvidas, registo de reclamações e pedidos de serviço. Este serviço multiplataforma inclui o número verde 800 911 400, o website www.linhadareciclagem.pt e o email atendimento@linhadareciclagem.pt.
Sobre a Valorminho
A Valorminho é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente nos municípios de Caminha, Paredes de Coura, Melgaço, Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira. A Valorminho serve cerca de 73 mil habitantes, numa área geográfica de 950 km2.