Valorização Energética | VALORMINHO


Valorização Energética

Valorização energética através da produção de biogás

 

Através da decomposição dos resíduos depositados no aterro sanitário resulta o biogás. O biogás é um conjunto de vários gases gerados pela digestão anaeróbia dos resíduos biodegradáveis.

É composto maioritariamente por metano e dióxido de carbono, com uma porcentagem residual de compostos de enxofre e de compostos orgânicos voláteis. Nas instalações da Valorização de biológicos captivados e valorizados na Central de Valorização Energética de Biogás (CVE). O biogás captado através de uma rede de bebedouros, instalação de energia elétrica, energia elétrica, aspiração, um motor de combustão interna que utiliza o biogás como combustível.

 

A CVE da Valorminho é uma instalação compacta, onde o motor eo compressor estão dentro do mesmo conteúdo. É constituída por um gerador com uma potência de 537 kW.

 

Em 2016 foi extraído um caudal médio 288,85 m3 / h de biogás com um teor médio de metano (CH 4 ) de 60,0%. A energia elétrica gerada pela CVE da Valorminho, injetada na Rede Elétrica Nacional, ronda os 4 GWh anuais e dicionários para cerca de 1300 habitações, evitando uma emissão de aproximadamente 2000 toneladas de CO 2 e redução da dependência energética do país em cerca de 2200 BEP (barris equivalentes de petróleo).